PESQUISA “PRODUÇÃO E VENDAS DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO 2008” DIVULGADA HOJE, NO RJ

Elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), por solicitação da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o levantamento traz informações importantes para o mercado.
Veja a seguir os principais aspectos da Pesquisa:
O preço dos livros caiu: O preço médio constante do livro (todos os gêneros), por unidade vendida, variou de R$ 8,58 em 2004 para R$ 8 em 2008. Se levarmos em consideração que a inflação acumulada no período 2004/2008 foi de 14% (IPCA) ou de 21% (IGP-M), a queda do preço do produto editorial fica ainda mais evidente.
A produção total caiu em 3,17%. Foram 340,2 milhões de exemplares produzidos em 2008 contra 351,4 milhões em 2007.
Títulos em 1ª edição cresceram 4,46%: em 2007, foram 18.356; em 208, 19.174. Houve incremento de exemplares de 15,91%.
A tiragem média dos novos títulos cresceu 10,96% e foi de 6.785 exemplares em 2008 (em 2007, foram 6.115).
Cresceu o número de títulos reeditados: obras reeditadas (19,52%), 26.736 (2007) contra 31.955 (2008), o volume produzido dos títulos reeditados diminuiu 12,12%, variando de 239,1 milhões em 2007 contra 210,1 milhões em 2008.
A tiragem média de obras reeditadas caiu para 6.655 (2008) exemplares, contra 8.944 em 2007. A redução foi de 25,6%.
O subsegmento que apresentou maior crescimento em número de títulos editados foi o CTP (científicos, técnicos, profissionais). O aumento foi de 34,5%.
Exemplares Produzidos: Religiosos foi o subsegmento que mais cresceu em exemplares produzidos (21,8%). Os Didáticos tiveram a maior redução (17,82%).
O Mercado cresceu 6,56% em faturamento e 5,64% em exemplares vendidos, totalizando R$ 2,43 Bi pelas vendas de 211,5 milhões de exemplares.
Religiosos foi o subsegmento que mais cresceu em faturamento (13,54%) e em número de exemplares (15,75%). Isso significa R$ 321,2 milhões nas vendas de 50,2 milhões de exemplares, com preço médio de R$ 6,39 por exemplar.
Obras Gerais foi a categoria que menos cresceu em faturamento: apenas 2,56% perfazendo R$ 642,2 milhões.
Didáticos permanece com a maior fatia do faturamento (41,09%) e vendas (34,76%). No entanto em 2008, este foi o único subsegmento que teve redução na venda de exemplares, num total de 2,36%. Foram 73,5 milhões de exemplares vendidos em 2008 contra 75,3 milhões em 2007.
Governo: O faturamento junto ao Governo e seus diversos programas cresceu 19,61% em faturamento no período, a despeito da redução no número de exemplares adquiridos, da ordem de (-5,6%), na comparação com 2007. Foram R$ 869,3 milhões faturados pelas vendas de 121,7 milhões de exemplares.
Por programas governamentais: a) O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) continua a responder pela maior parcela nas compras governamentais (35% do faturamento e 49,4% dos exemplares) no total. Mesmo assim, teve uma redução de 45% no faturamento e número de exemplares adquiridos. O valor médio dos exemplares chegou a R$ 5,11 neste programa, contra R$ 5,08 em 2007; b) O crescimento mais expressivo ocorreu no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), cujo faturamento teve incremento de expressivos 223,31% e o volume de 242,07%. E o preço médio dos exemplares de R$ 10,23 em 2007 caiu para R$ 9,67 por exemplar em 2008; c) O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) adquiriu 1,7 milhões de exemplares, totalizando R$ 11,8 milhões de faturamento. As vendas para outros órgãos do governo foram de 7,3 milhões de exemplares, ou R$ 76,5 milhões.
Faturamento Total: O faturamento total cresceu 9,71%, ao mesmo tempo em que o volume de exemplares vendidos cresceu apenas 1,24%. O Mercado continua sendo responsável pela maior fatia do bolo, embora tenha reduzido sua participação de 76% (2007) para 74% (2008). Ao Governo coube o maior incremento no faturamento (19,61%) e a maior redução em número de exemplares adquiridos (-5,6%).
Em faturamento, o maior crescimento ocorreu no subsegmento Religiosos, com incremento de 18,42% sobre 2007, chegando a R$ 323,4 milhões em 2008.
As Obras Gerais apresentaram o maior crescimento em volume de exemplares vendidos, 19,76%, saltando para 77,3 milhões de exemplares contra 64,6 milhões em 2007.
Os Didáticos representam 53,41% do faturamento total em 2008, num incremento de 6% em relação a 2007, porém com -8,98% menos exemplares.
Os CTPs cresceram 13,65%, faturando R$ 472,4 milhões em 2008.
Traduções: O número de títulos editados e exemplares traduzidos para o português cresceu 18,61%, enquanto o volume de exemplares teve incremento de 24,89%. Foram 3.981 títulos e 20,69 Milhões de exemplares.
O maior incremento vem do idioma Francês (42,96%), certamente em virtude das comemorações do ano da França no Brasil. Mas as publicações de idioma Inglês continuam sendo responsáveis pela maior fatia no bolo de obras traduzidas: 60% dos títulos e 52,89% dos exemplares vendidos.
Classificação Temática: Educação Básica continua sendo o tema de maior participação no bolo editorial e cresceu 29% no período. Ainda assim, o volume de exemplares decresceu em 2,52%.
Temas que se destacaram em crescimento de títulos: Literatura Juvenil (41,91%); Artes, lazer e desportos (31,98%); Ciências Sociais (31,69%); Tecnologia e Ciências Aplicadas (21,39%).
Canais de Comercialização: Em 2008, a pesquisa identifica o que pode ser o surgimento de um novo canal – as igrejas. Essas instituições venderam mais de 3 milhões de exemplares, 1,43% do mercado. Feiras de Livro, bibliotecas, bancas de jornais e porta a porta foram os canais que percentualmente mais evoluíram em vendas no período. As livrarias e distribuidores permanecem responsáveis por mais de 70% dos exemplares vendidos. O porta a porta já responde por mais de 13% desta venda.

Fonte: CBL

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Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

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