ABDL apresenta o Projeto Caminhos da Leitura na II Reunião Ordinária do CONSED em Palmas/TO

Secretários de Educação de 21 Estados do país se reuniram no dia 13 de julho para debater os direcionamentos da leitura no Brasil. O Tocantins é pioneiro na discussão sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), este é o primeiro Seminário Nacional sobre o tema que acontece no país. O evento aconteceu dentro da programação da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, no auditório do Palácio Araguaia.

O Sr. Luis Antonio Torelli, vice-presidente da Associação Brasileira da Difusão do Livro (ABDL) e do projeto caminhos da Leitura, proferiu palestra, destacando a importância do projeto Caminhos da Leitura e dos meios para a realização do evento.

Jå o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, destacou os investimentos que estão sendo feitos nas bibliotecas em todo país. De acordo com Galeno esta é a década mais importante para a Leitura no Brasil, já que toda a sociedade tem a oportunidade de discutir e elaborar seus PNLLs. “Cada área do poder público precisa fazer esforços para que o país tenha políticas permanentes de acesso ao livro que deve ser tratado como um serviço público essencial”, recomendou. Ainda segundo o presidente, em 2012 foram destinados cerca R$ 373 milhões à Biblioteca Nacional que serão divididos para atender a democratização do acesso, fomento à leitura e a formação de mediadores, valorização institucional da leitura, fomento a cadeia criativa e produtiva. A meta é que até 2020 sejam abertas cerca de 120 mil bibliotecas públicas.

Também realizou palestra, Carla de Britto, coordenadora do PELL de Mato Grosso do Sul, que falou sobre as experiências do Estado, na produção de eventos literários e na elaboração do plano.

Prestigiaram o debate o governador Siqueira Campos o Secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo e a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, (Consed), Nilene Badeca.

ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

Compartilhar

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.