A ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro comemorou, em grande estilo, os 25 anos da Entidade

“Dizem que aquele que lê tem o poder de viver mil vidas, enquanto quem nunca lê vive apenas uma”

O jantar realizado no último dia 6, em São Paulo, no Espaço Ágappe, celebrou o encerramento de mais um ano de atividades e também comemorou os 25 anos de fundação da ABDL, reunindo mais de 200 profissionais da cadeia produtiva do livro, entre associados e convidados.

Na abertura, o presidente da ABDL, Diego Drumond e Lima agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do Encontro e a satisfação de reunir e homenagear os profissionais que fizeram parte dos 25 anos de luta e esforço para difundir a leitura no Brasil.

Presenças como a de Galeno Amorim – Presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Karine Gonçalves Pansa – Presidente da CBL – Câmara Brasileira o Livro e do Instituto Pró-Livro e Ednilson Xavier – Presidente da ANL – Associação Nacional das Livrarias, e do Vereador Claudinho de Souza do PSDB enobreceram o Evento.

Foram também homenageados todos os presidentes que, durante os 25 anos da ABDL, honraram e defenderam os diversos interesses de seus Associados e fizeram crescer o sonho de disseminar o livro e conquistar leitores através do vendedor de livros que bate de porta em porta por todo o País. Foram eles: Cosmo Juvela; Orlando Vicente, Italo Amadio, José Luiz França, André Perez de Lima e Luis Antonio Torelli.

Outro importante homenageado da noite foi Dirceu Angelotti que, durante 25 anos ininterruptos, dedicou-se à Entidade. Atualmente assumindo uma das diretorias da ABDL, Angelotti testemunhou não só o nascimento e a evolução da Entidade, mas também de todo o mercado de venda de livros porta a porta, no Brasil.

Completando 60 anos dedicados totalmente ao livro, Augusto Fredy foi muito aplaudido e também recebeu a devida homenagem da Entidade.
“Editar e distribuir livros nesse país de tão poucos leitores é um grande desafio. Editar e distribuir, por 60 anos, é missão para poucos”, ressaltou Diego Drumond e Lima, presidente da ABDL.

Por fim, outro momento emocionante da noite foi a entrega do Prêmio aos vencedores do 3º. Concurso de Redação ABDL – iniciativa da Entidade lançada em 2008, durante a Bienal Internacional do Livro.

Neste ano, o tema proposto foi “E assim eu comecei a ler…”. As redações foram analisadas e julgadas pela Professora Giseli Lourenço que levou em consideração o melhor desenvolvimento do tema, a ortografia, a pontuação, a coerência e coesão textual e a criatividade.

Como prêmio, cada vencedor e suas respectivas escolas receberão, durante os próximos 12 meses, livros e coleções de livros editados por empresas associadas da ABDL que aderiram a este projeto.

O vencedor da categoria de 8 a 11 anos foi Gabriel Lucena de Matos, 11 anos, que cursa o 6º. Ano da EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, em São Paulo. E, a vencedora da categoria de 12 a 14 anos foi Beatriz Anacleto Francisco, 13 anos que cursa o 8º. Ano da EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, também de São Paulo.

Os primeiros livros entregues durante a Festa foram editados pela BLU Editora, a primeira editora associada a aderir a este projeto.

No encerramento, Diego Drumond e Lima agradeceu a presença de todos ressaltando a importância e a beleza da missão de cada um. “Sabemos que não há educação sem leitura e o nosso papel é permitir à população o acesso aos livros e despertar nela, o prazer pela leitura”, finaliza o presidente da ABDL.

Confira aqui as fotos do evento.

Picture of ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

Compartilhar

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.