Esse foi o mote da campanha lançada pelo Instituto Pró-Livro durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu de 10 a 20 de setembro no Rio Centro. A campanha surgiu a partir dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro.
Segundo a pesquisa, um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 49% deles tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% citam as mães como quem mais as estimularam a ler.
Durante os dez dias de evento, o IPL captou em seu estande e nas ruas da bienal depoimentos em vídeo de mães e mulheres que estimularam a leitura na vida de alguém, e de pessoas que foram influenciadas e aprenderam a ler por prazer. Os depoimentos serão disponibilizados no site do Instituto Pró-Livro e serão editados para a produção de um vídeo que será usado em campanhas de estímulo à leitura, com possíveis inserções nas mídias escrita, falada e televisionada. As gravações no estande aconteceram aos sábados e domingos, às 11h e às 15h. No entanto, a equipe de filmagem percorreu toda a bienal à procura de “protagonistas da leitura”.
O IPL aproveitau também para conhecer melhor o perfil do leitor carioca. Quem visitou o estande pode participar de uma rápida pesquisa impressa sobre o assunto e ainda conheceu detalhes da Retratos da Leitura no Brasil que apresenta os hábitos de leitura dos brasileiros.
Para os visitantes, o IPL preparou mais uma surpresa: ele foi o patrocinador da Floresta de Livros, um espaço de 800 m² com ambiente mágico associado ao livro. “As bienais oferecem ao público infantil um contato especial com os livros e seus autores. Os livros apresentados como o “personagem principal”, transformam-se em objeto de desejo”, comenta Zoara Failla, gerente executiva do Instituto Pró-Livro.
Clique aqui para ver o vídeo da campanha.
Fonte: PublishNews