Livrarias lideram os canais de vendas do mercado editorial

As livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2012, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 47,42 %. Em 2011 foi de 44,90 %. Embora tenha aumentado sua participação como canal de vendas, em 2012 as livrarias comercializaram número pouco menor de exemplares: 127,35 milhões, ante 127,50 milhões de exemplares no ao anterior. O faturamento cresceu de R$ 2,06 bilhões, em 2011, para R$ 2,25 bilhões, em 2012.
As informações constam da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (SNEL). A pesquisa, que foi divulgada nesta terça-feira (30/7), na sede do SNEL, no Rio de Janeiro, apura dados nos segmentos básicos do setor do livro: o mercado (livrarias e outros pontos de venda) e o governo (que compra das editoras por meio de programas como Plano Nacional do Livro Didático – PNLD).
O segundo maior canal de vendas de
livros são os distribuidores, ocupando 26,25 %, com 70,49 milhões de exemplares. O setor também apresentou elevação em sua participação, uma vez que em 2011 esse número era de 23,50 % e 66,75 milhões de exemplares vendidos.
Embora ocupando a terceira posição do canal de vendas, o setor porta-a-porta e catálogo apresentou queda em sua participação. Em 2011, tinha 9,10 % e 25,75 milhões de exemplares vendidos. Em 2012, a participação caiu para 8,03 %, com 21,55 milhões de exemplares.
Na sequência, vem o segmento Igrejas e templos, que também diminuiu sua participação como canal de vendas. Em 2011, era responsável por 4 %, com 11,44 milhões de exemplares vendidos. No ano passado, esses números caíram para 3,07 % e 8,25 milhões, respectivamente. Esse panorama reflete a queda do número de exemplares
(19,18 %) registrado no subsetor de livros religiosos.
Os
supermercados apresentaram pequena elevação, de 2,40 % em 2011, para
2,80 % em 2012. As bancas de jornal apresentaram queda em sua participação como canal de venda: em 2011, era de 2,20%, ante 2,13%, em 2012. Abaixo desses canais estão escolas e colégios, que também apresentaram uma leve queda em sua participação, que em 2011 era de
1,30 %, passando para 1,25 % em 2012.

Autor: Camilla Lisboa

Fonte: JORNAL RMC / ONLINE – 30/7/2013

Picture of ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

Compartilhar

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.