LIBRE elege nova diretoria

A um mês de seu mais importante evento, a Primavera dos Livros, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Centro Cultural São Paulo, entidade escolhe novos gestores para os próximos dois anos.
A LIBRE – Liga Brasileira de Editoras que reúne 101 editoras de todo o país, realizou, no início de agosto, eleição para escolha da nova diretoria da entidade.
A votação foi feita online e dos 101 membros, 55 editoras deram a maioria de votos à nova diretoria composta pela CHAPA LIBRE FORTE, encabeçada por Cristina Fernandes Warth da Pallas Editora (RJ) e Eliana Sá, da Sá Editora (SP).
A gestão começou desde o dia da eleição, mas a posse se dará na próxima edição da Primavera dos Livros em São Paulo, numa cerimônia logo após a abertura do evento, para convidados.
“Continuaremos a aprofundar a discussão sobre a necessidade de políticas públicas que protejam o setor, a edição nacional e, por conseguinte, a bibliodiversidade, que é justamente o oposto da invasão das grandes editoras estrangeiras no mercado e também a luta contra o processo de concentração do setor”, afirma Cristina Warth. Ela ressalta que sua gestão, como as anteriores, busca o fortalecimento dos associados Libre a partir da criação de oportunidades e cobranças de regulação. Como resultado, hoje, menos de dez anos depois da criação da entidade, livros de editoras da Libre compõem acervos de vendas públicas e têm forte representatividade nas mais importantes premiações literárias do país.
Cristina Fernandes Warth (49) é formada em História pela UFF/RJ, e dirige a Pallas Editora, que atua principalmente com títulos sobre cultura afro-brasileira e temas africanos da diáspora, e participou ativamente da fundação da Libre.
A nova diretoria é composta por 12 membros, divididos entre Presidência, Vice-Presidência e dez diretores do Conselho de Governança.
São eles:
Presidente CRISTINA FERNANDES WARTH (Pallas Editora)
Vice-Presidente ELIANA SÁ (Sá Editora)

Diretores:
Alonso Alvarez Lopes, Ficções Editora (SP)
Ana Paula Bernardes da Silva, Editora Anita Garibaldi (SP)
Araken Gomes Ribeiro, Contracapa Editora (RJ)
Camila Morales Perlingeiro, Edições Pinakotheke (RJ)
Gláucio Cunha Cruz Pereira, Quartet Editora (RJ)
Helena Maria Alves, Editora de Cultura (SP)
Oséias Silas Ferraz, Editora Crisálida (MG)
Reinaldo Reis, Fundação Perseu Abramo (SP)
Rejane Dias, Autêntica Editora (MG)
Thereza Christina Rocque da Motta, Ibis Libris Editora (RJ)

Foram eleitos também 4 membros que compõem o Conselho Fiscal:

Conselho Fiscal
ZIGMUNT FILIPECK Mauad Editora (RJ)
RENATA FARHAT BORGES Peirópolis (SP)

Suplentes do Conselho Fiscal
LUÍS PIMENTEL Myrrha (RJ)
SILVIA LIMA NEGREIROS Manati (RJ)

ABDL

ABDL

Associação Brasileira de Difusão do Livro, fundada em 27 de outubro de 1987 é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet).

Compartilhar

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.