A empresa de pesquisas GfK, uma das maiores do mundo, que faz parte do grupo alemão de mesmo nome, vai lançar o Painel de Livros GfK Brasil no dia 14 de junho. O instrumento, que já é usada em outros países, congrega mensalmente dados sobre as vendas de livros a partir de dados coletados com varejistas.
No lançamento da ferramenta no Brasil, a companhia vai apresentar dados de vendas do mercado editorial nacional, incluindo informações sobre publicações digitais e os principais gêneros comercializados no país. Segundo comunicado da empresa, também serão feitas comparações entre o mercado de livros do Brasil e de outros países que já são monitorados.
A GfK lança sua ferramenta antes da Nielsen, concorrente de peso que também tem planos de lançar uma ferramenta de pesquisa de livros aqui – no caso, o BookScan.
O lançamento acontece na manhã do dia 14, das 8h às 10h30, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, Sala Palm II. Quem quiser participar do evento deve confirmar presença no endereço: http://paineldelivros.gfkrt.com.br/.
Procurada, a empresa não deu detalhes sobre como funcionará a ferramenta no Brasil. De acordo com informações nos sites internacionais da GfK, o Painel de Livros é um levantamento feito todos os meses com base nas informações fornecidas eletronicamente por varejistas do setor livreiro de qualquer tamanho – em troca dos dados, a GfK dá às livrarias acesso a relatórios de mercado. Segundo a companhia, os números individuais ficam protegidos, de forma que não é possível conhecer as informações de cada participante isoladamente.
Para as editoras, a vantagem da ferramenta, segundo a GfK, é ter acesso a dados de mercado como o número exato de cópias vendidas dos títulos, o potencial de crescimento de determinados gêneros e o desempenho dos segmentos pesquisados, além de informações sobre preços. Em geral, quem paga para acessar esse tipo de serviço consegue selecionar informações com base em vários critérios.
Fonte: PublishNews, por Roberta Campassi