Começou na noite desta segunda-feira, 29/3 no Hotel Maksoud Plaza, o 1° Congresso Internacional do Livro Digital. O auditório estava lotado de jornalistas e pessoas ligadas ao segmento do livro. Na abertura, a presidente da CBL, Rosely Boschini, agradeceu o número de inscritos, o dobro de um evento tradicional do setor , o que mostra a importância do tema livro digital e o interesse das pessoas em ouvir grandes especialistas mundiais no assunto.
Na sequência falou Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial que afirmou ” o grande desafio hoje é a conquista do leitor e o livro digital pode ajudar nessa missão”. O momento mais aguardado foi a palestra de Juergen Boos (foto), diretor da Feira do Livro de Frankfurt. Dentre os assuntos abordados, Juergen falou sobre a seleção do conteúdo, muito mais importante agora com o livro digital. Disse que “você tem que tentar e ousar no mundo digital, mesmo que enfrente dificuldades no início”. Em relação a redes sociais, alertou que “precisam ser melhor exploradas pelas empresas, pois servem para uma construção de relacionamento”.
Juergen enfatizou ainda que “livros são experiências que transcendem o papel e que hoje a distribuição não é mais uma barreira pois você pode vender um livro diretamente para uma pessoa do outro lado do mundo”. O Congresso do Livro Digital continua nesta terça-feira a partir das 9 horas com 7 palestras internacionais: Jeff Gomez, Calvin Baker, Patricia Arancibia, Arantxa Mellado, Michael Smith, Diane Spivey e Pablo Arrieta.