A Associação Brasileira de Difusão do Livro, realizadora da 2ª edição do Salão do Livro de Guarulhos, acredita que passarão cerca de 200 mil pessoas durante os dez dias de evento.
“Guarulhos é uma cidade que possui leitores suficientes para a realização de um evento dedicado a livros.
Acredito que o salão vai motivar o guarulhense a conhecer as novidades”, disse o presidente da ABDL, Diego Drummond e Lima.
Fundada em 27 de outubro de 1987, a ABDL é uma entidade sem fins lucrativos que congrega o setor chamado porta a porta, ou venda direta (fora internet). Segundo Drummond, o segmento de comercialização é o terceiro mais praticado.
“Em primeiro lugar, os livros são mais vendidos nas livrarias mesmo. Em seguida, aparece a venda em distribuidores e lojas do varejo. O que chama a atenção é que a comercialização porta a porta está em terceiro, superando até as vendas pela internet”, comentou o presidente da entidade.
Alunos terão crédito para comprar livros
Segundo a Secretaria de Educação, os alunos das escolas municipais que visitarem o Salão terão direito a créditos para compra de livros por meio da ‘Notinha Legal’ e do CredLivro. Cada aluno receberá o crédito de R$ 8 para adquirir qualquer livro no evento. Serão duas notinhas de R$ 4 distribuídas pelos professores antes de ingressarem no Salão do Livro.
Alunos de todas as escolas da Prefeitura, da educação infantil até a educação de jovens e adultos que visitarão o Salão do Livro, terão direito a receber as notinhas de crédito. Cada escola contou com um determinado número de alunos e de notinhas para o desconto.
Quanto ao transporte escolar, a Prefeitura disponibilizará ônibus para garantir a chegada dos alunos ao evento e o retorno deles às suas escolas.
Visitante pode contar com 19 linhas de ônibus e micro-ônibus
Quem quiser conferir as novidades do Salão do Livro terá à disposição 19 linhas de ônibus e micro-ônibus que já atendem a região onde acontece o evento. Confira, na tabela a seguir, a relação das linhas que poderão ser utilizadas.
Número / Linha
331 Parque Cecap/Aeroporto
392 Parque Cecap/Estação Taboão
630 Vila Alzira/Parque Cecap
813 Bambi/Parque Cecap
820 Água Azul/Parque Cecap
821 Vila Carmela/Parque Cecap
330 Taboão/Cidade Satélite
351 Parque Cecap/Centro
420 Jardim Santa Paula/Centro
421 Inocoop/Centro (via Cecap)
431 Paes de Barros/Centro
432 Jardim Santa Paula/Centro (via Cecap)
433 Estação São João/Vila Galvão (via Cecap)
434 Estação São João/Centro (via Cumbica)
435 Jardim Fortaleza/Jardim Santa Clara
233 Cocaia/Cidade Satélite
720 Pimentas/Shopping (via Parque Cecap)
731 Parque Alvorada/Praça da Saudade
732 Jardim Angélica/Centro (via Santo Afonso e Cecap)
Vários bairros serão atendidos
O sistema de transporte coletivo vai facilitar o deslocamento para quem precisar ir às regiões do Aeroporto, Taboão, Cumbica, Parque Uirapuru, Jardim Otawa, Jardim Araponga, Jardim Cumbica, Vila Alzira, Jardim Triunfo, Vila Carmela, Residencial Bambi, Jardim Paes de Barros, Cidade Soinco, Jardim das Nações, Jardim Presidente Dutra, Inocoop, Água Azul, Cidade Satélite, Centro, Jardim Santo Expedito, Lavras, Jardim Ponte Alta, Jardim Santa Paula, Jardim São João, Jardim Iporanga, Vila Rio de Janeiro, Jardim Santa Clara, Parque Santos Dumont, Cocaia, Vila Barros, Vila Endres, Itapegica, entre outros.
Autor: Diego Viñas
Foto: Sidnei Barros