Se a festa com a escolha dos PNBE Temático foi grande, imagina só o tamanho da comemoração das editoras selecionadas no PNLD EJA – Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos.
A relação de obras aprovadas no programa foi anunciada essa semana pelo Ministério da Educação. Moderna, Global, Ática, FTD, Positivo, IBEP e Terra Sul tiveram títulos aprovados e comemoram. A Global, por exemplo, teve 100% de aproveitamento, com todas as obras inscritas aprovadas e é a segunda vez que a editora consegue esse feito.
Os títulos da Global fazem parte da coleção Viver, Aprender, realizada em parceria com a ONG Ação Educativa, que há 20 anos se dedica à alfabetização de jovens e adultos. Os números ainda não foram divulgados pelo Ministério, mas, pelo censo do EJA de 2012, dá-se a dimensão do negócio: havia mais de 3,9 milhões de alunos no segmento no Brasil naquele ano. Para Ricardo Chaves, diretor comercial da Global, a aposta no EJA vai além do negócio e é uma preocupação
social: “é um plano de governo muito menor do que os outros segmentos do PNLD, mas a gente dá a importância devida pela construção da educação no País”. Ele relembra pesquisa divulgada há poucos dias pela Unesco que colocou o Brasil na oitava posição de um vergonhoso ranking, com cerca de 13 milhões de analfabetos adultos. “Temos o compromisso e a preocupação em diminuir esses números e o fato de, pela segunda vez consecutiva, termos 100% de aprovação das nossas obras inscritas no programa mostra que estamos no caminho certo”, finaliza Ricardo.
Fonte: PublishNews por Leonardo Neto – 31.1.2014