Em sua 53ª edição, o Prêmio Jabuti anuncia o aumento de número de categorias — em vez de 21, a premiação terá agora 29 –, e a premiação de apenas um livro por categoria — antes, eram premiados três. De acordo com comunicado para a imprensa, o objetivo das mudanças é cobrir “de forma mais adequada” os segmentos do mercado editorial brasileiro e “dar maior destaque aos vencedores de cada categoria”.
Foram incluídas as categorias Comunicação; Artes e Fotografia — que dividiam espaço anteriormente dentro de uma única categoria com Arquitetura e Urbanismo –; Tecnologia e Informática passarem a ser uma única categoria — antes dividiam espaço com Ciências Exatas –, Educação configura agora categoria solo — antes estava junto a Psicologia e Psicanálise –, Ciências Naturais também é uma categoria nova — estava anteriormente ao lado de Ciências da Saúde; Ilustração — antes havia apenas Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil –; por fim, Turismo e Hotelaria e Gastronomia foram incluídas.
As 29 categorias totais do Jabuti a partir de agora são: Tradução; Arquitetura e Urbanismo; Fotografia; Comunicação; Artes; Teoria/Crítica Literária; Projeto Gráfico; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Ilustração; Ciências Exatas; Tecnologia e Informática; Educação; Psicologia e Psicanálise; Reportagem; Didático e Paradidático; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Capa; Poesia; Ciências Humanas; Ciências Naturais; Ciências da Saúde; Contos e Crônicas; Infantil; Juvenil; Romance; Turismo e Hotelaria; e Gastronomia.
As inscrições para o Jabuti começam na quarta-feira, dia 23. Podem concorrer a premiação deste ano apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.
Fonte: Entretenimento – UOL