Expressar idéias com ordem e método é tarefa que exige do redator qualidades incomuns. Quando falamos de redatores entre 8 e 14 anos de idade, a admiração se multiplica. E são crianças dessa faixa etária que abrilhantaram o 1º Concurso de Redação Temática do Mercado Porta a Porta de Livros, lançado durante a 20a Bienal do Livro de São Paulo pela ABDL.
Além da alta qualidade de seus textos, essas crianças demonstraram algo que a Diretoria da ABDL deseja destacar: a disposição de se levantar e fazer, pois ao nosso ver atitudes como essa indicam pessoas que no futuro não se furtarão a dar sua contribuição à sociedade. Muito obrigado a todos!
Os vencedores do concurso foram:
Categoria 8 a 11 anos – Kelly Cristina Pereira de Oliveira Lissori (10 anos) – Campinas/SP
Categoria 12 a 14 anos – Juliana Teixeira de Oliveira (12 anos) – Campo Limpo Paulista/SP
As redações foram selecionadas pela Orientadora Pedagógica e Professora Giseli Aparecida Lourenço, a partir dos seguintes critérios: Desenvolvimento do tema proposto, Ortografia e Pontuação, Coerência Textual, Coesão Textual e Criatividade.
A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 26 de novembro de 2008 às 12h30 no Hotel Feller Avenida Paulista (Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Bela Vista – SP/SP) durante o Almoço de Confraternização em comemoração aos 21 anos da entidade.
Leia abaixo as redações vencedoras:
Primeiro Lugar na Categoria de 12 a 14 anos do
1º Concurso de Redação Temática do Mercado Porta a Porta de Livros “O Amigo do Meu Melhor Amigo”
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que meu nome é Juliana, e o meu melhor amigo é o livro, e o amigo do meu melhor amigo é o vendedor de livros porta a porta. É dele que vou falar um pouco.
O vendedor de livros porta a porta é uma pessoa que passa de casa em casa a serviço das editoras, oferecendo os melhores livros, para que as pessoas que não têm acesso a bibliotecas e livrarias não fiquem sem conhecer e desfrutar do mundo mágico da leitura.
Ele é uma pessoa muito legal, e também muito paciente com seus clientes. Está sempre pronto a atender as necessidades dos leitores, e procura sempre levar até eles as melhores novidades lançadas pela editora.
Ele também facilita o pagamento dos livros se seu cliente não puder pagá-los à vista. Ele parcela o valor dos livros, e a pessoa vai pagando aos poucos, podendo assim, sem impedimento nenhum comprar sempre novos livros.
Você já parou para pensar sobre a importância de se existir o vendedor de livros porta a porta? Se a resposta for não, então pare agora e pense. Imagine como seria a vida das pessoas que moram longe dos centros das cidades, que não têm acesso a livrarias e bibliotecas se não existisse o vendedor de livros porta a porta. Já imaginou? Provavelmente, você deve ter chegado à conclusão de que essas pessoas ficariam sem conhecer os livros e sem desfrutar dos milhares de conhecimentos e lições que um livro pode nos ensinar.
Essa conclusão está correta, e agora você pode perceber como o vendedor de livros porta a porta é importante na vida de muitas pessoas.
Ele pode mudar a vida dessas pessoas, inclusive a sua.
Por isso, devemos dar valor ao vendedor de livros porta a porta, e sempre que ele bater a nossa porta devemos recebê-lo com cortesia e educação, e também devemos ouvir o que ele tem a nos dizer, e olhar o que ele tem a nos mostrar.
E se você fizer isso, tenho certeza que vai acabar se tornando amigo do vendedor de livros porta a porta, amigo do meu melhor amigo.
Nome: Juliana Teixeira de Oliveira
Data de nascimento: 13/2/1996
Nome do pai: José Marcelino de Oliveira
Nome da mãe: Luiza M. C. P. de Oliveira
Cidade: Campo Limpo Paulista/SP
Escola: E. E. Professora Elza Facca Martins Bonilha
Primeiro Lugar na Categoria de 8 a 11 anos do
1º Concurso de Redação Temática do Mercado Porta a Porta de Livros “O Amigo do Meu Melhor Amigo”
Eis que cá estou eu, como é de costume, sentada no sofá da sala, lendo, por que eu adoro ler. Devido a minha deficiência visual tenho dificuldades em encontrar livros em Braille. De repente ouço palmas no portão, como mamãe está no banheiro vou atender. Desde pequena, ela me ensinou a não falar com estranhos e nem me aproximar do portão.
De longe eu pergunto:
– Quem é? Uma voz bem calma me responde:
– É o vendedor de livros, a mamãe está?
Quando ouço a palavra livros, esqueço tudo o que a mamãe me ensinou, e, rapidamente aproximo-me do portão, e pergunto:
– Tio você vende livros?
E o vendedor, que com certeza já percebeu que não enxergo, calmamente responde:
– Sim, eu vendo livros de porta em porta. Faço a alegria daqueles que adoram ler.
– Que legal tio, você vende o que eu mais gosto, o livro é meu melhor amigo, portanto você é meu amigo também, vou pedir para a mamãe deixar você entrar.
Chamo a mamãe, ela me diz:
– Filha, não podemos colocar um estranho em casa, eu protesto:
– Mamãe, ele vende livros, é amigo.
Diante da minha insistência, ela baixa a guarda e o convida para entrar.
Eu não paro de falar um minuto, falo dos livros que já li, dos que tenho vontade de ler e da minha dificuldade de encontrar livros em Braille, e também dos altos custos.
O amigo do meu melhor amigo diz:
– Eu já bati em muitas portas, sempre fui muito bem recebido, mas em anos de profissão esta é a primeira vez que sou atendido por um anjo.
Eu concluo:
– Tio, se um dia você voltar, traga-me uma Bíblia em Braille, pois meu maior sonho é ter uma, mas faça um preço bem camarada e em suaves prestações.
Ele não tinha nenhum livro em Braille, mas por ser amigo do meu melhor amigo, prometeu que iria voltar trazendo o que havia solicitado. Trocamos grandes idéias e ele ficou estarrecido quando lhe disse que gosto de Shakespeare.
O amigo do meu melhor amigo tornou-se meu grande herói. Ele se despediu com lágrimas nos olhos, e disse:
– Este momento vai ficar gravado para sempre em minha memória. Para mim foi uma lição de vida. Eu volto com seus livros.
Nome: Kelly Cristina Pereira de Oliveira Lissoni
Data de nascimento: 16/10/1998
Nome do pai: Marcos Lissoni
Nome da mãe: Maria Helena de O. Lissoni
Cidade: Campinas/SP
Escola: Instituto Educacional Crescer